Transformação iniciada pela ajuda de quem nos quer bem

Devi Titus em uma belíssima reflexão sobre a importância das críticas construtivas


Por Devi Titus em Escolhas inteligentes para melhorar sua vida (Mundo Cristão)


Você já começou alguma mudança em sua vida e a abandonou no meio do processo? Ou será que iniciou um projeto por um tempo e abraçou as mudanças por dias, meses ou anos, mas, de repente, voltou atrás? Talvez você já tenha sido fumante, por exemplo, e parou por algumas semanas, mas, depois voltou a fumar.


Eu tenho uma tia que abandonou o cigarro por muitos anos, mas, certo dia, resolveu voltar a fumar. Ela sabia qual era a melhor decisão a tomar, pois teve um irmão que morreu de câncer. De alguma forma, ela sabia o que deveria fazer, mas não o fez. Tem gente que age assim, infelizmente. Se é o seu caso, você precisa agir diferente.


Deus sempre nos conduzirá a tomar as melhores decisões, incomodando-nos em nosso espírito, mas muitas pessoas não estão prontas a mudar, geralmente porque lhes falta a convicção suficiente. Se você começa a mudar sem ter confiança inabalável nos motivos dessa transformação, não conseguirá dar os passos necessários e, com isso, não terá êxito.


Todavia, é possível fazer transições necessárias, caso você aumente sua sensibilidade e concentre-se previamente. Um exemplo pessoal: havia algo em minha vida em que eu precisava mudar, que era meu modo de falar. Eu não estava ciente dessa necessidade, mas uma pessoa me fez percebê-la.


Certo dia, uma mulher veio até mim após um estudo bíblico semanal e me disse: “Você é uma excelente oradora, mas existe um aspecto na sua forma de ministrar que provoca muita distração”. Curiosa, indaguei do que se tratava. Ela explicou: “Você termina muitas frases com a expressão: ‘Você entende o que eu estou falando?”.


Fiz uma cara de surpresa, pois nunca me dera conta desse meu vício de linguagem. Ela continuou: “Eu contei durante o estudo dessa manhã e você usou essa expressão dezesseis vezes”. Fiquei constrangida, mas aquela mulher bem-intencionada me fez perceber a minha falha e, com isso, passei a me dedicar a fim de mudar de atitude.


Depois daquela conversa, comecei a me concentrar e a reunir informações sobre o que eu precisava mudar a fim de me tornar uma oradora cada vez melhor. Assim como foi com aquela mulher, cuja dica me ajudou a começar um relevante processo de mudança, Deus põe no nosso caminho pessoas que nos ajudam a estar cientes do que precisa mudar em nós.


É muito importante para quem deseja mudar estar comprometido com o aprendizado. Se desejo transformar algo em minha vida, tenho de abraçar o que for preciso, inclusive a dor do processo. É fundamental que nos perguntemos, quando outra pessoa nos der alguma dica: “Por que ela quer que eu mude?”. Dê boas-vindas à influência de pessoas bem-intencionadas! Saber lidar com isso lhe trará grande desenvolvimento.


Referência:

Titus, Devi. Escolhas inteligentes para melhorar sua vida. 1.ed. São Paulo: Mundo Cristão. 2019, pgs. 57 e 58.


Perguntas para reflexão (criadas pela equipe de MM):

  • Você percebe algum aspecto em sua vida que precisa mudar? O que é? Quais passos práticos pretende tomar para modificar esse cenário para melhor?

  • Quais pessoas poderiam ajudá-la nesse processo?

  • Qual é a sua reação quando recebe uma crítica? Caso seja negativa, como poderia rever sua atitude?

  • Quais são as pessoas bem-intencionadas que fazem parte de seu círculo de amizades? Como elas colaboram para o seu desenvolvimento? Haveria alguma forma de agradecer-lhes hoje mesmo por isso?

Saiba mais!

O trecho que você acaba de ler foi extraído do livro Escolhas inteligentes para melhorar sua vida (Editora Mundo Cristão). Nele, Devi Titus, prestigiada autora e conferencista internacional, compartilha sua experiência adquirida em mais de 50 anos de casamento e em sua longa e bem-sucedida jornada ministerial. A cada capítulo da obra, Devi apresenta princípios transformadores que ajudarão a leitora a desfrutar de uma vida verdadeiramente abundante e a alcançar um novo patamar de bem-estar e êxito pessoal. Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.

Leia também:

Uma casa marcada com o sangue do cordeiro, um lugar de proteção

Nossa casa, lugar de promessa e espera

Reflita, repense e reaja!

0 visualização

Capacitações

- Discipulado & Mentoria
- Liberdade em Cristo
- Mentoria Avançada
- Sabedoria do Lar

Redes Sociais

Acompanhe

Mulheres Mentoras

nas redes sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contato

Rua Moisés Salomão, 76
Apartamento 103

Catalão-GO

CEP 75703-030

Tel: (61) 99939-4185

© 2019 - Mulheres Mentoras