Reflita, repense e reaja!

Atualizado: Abr 21

Quando seguir em frente é a alternativa correta


Por Rosana Sá


Por definição, ciclo de vida é o conjunto de transformações que os indivíduos de uma espécie passam para assegurar a sua continuidade. No que se refere aos seres humanos, tal ciclo não está relacionado apenas à sobrevivência, mas também às diversas experiências que fazem parte de nossa jornada. Essa dinâmica da vida pode ser muito bem percebida no belíssimo trecho de Eclesiastes 3.1-8, que inicia com estas palavras: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]” (V.1-2).


Neste artigo, quero convidá-la a refletir e a expandir sua visão sobre a vida, a profissão, o ministério e os diversos papéis que exerce como indivíduo, seja na família, no trabalho, na igreja e como membro da sociedade.


Pelo fato de ser cíclica, a vida “muda” de tempos em tempos. E é por isso que cada uma de nós precisa investir na reflexão acerca de quem somos, como estamos e aonde queremos chegar. Sendo assim, é primordial ter uma percepção saudável da realidade em que vivemos, dos sonhos que nutrimos e dos recursos de que dispomos. Precisamos ser ativas e tomar cuidado para não deixar a vida passar despercebida, assistindo passivamente ao desenrolar os dias. A fé deve permear toda a nossa perspectiva, pois nEle [no Senhor] vivemos, e nos movemos, e existimos. (At 17.28).


Diante da imprevisibilidade e das diferentes demandas da vida, é imperativo clamarmos ao Senhor, assim como fez o salmista: “ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos corações sábios” (Sl 90.12). Com essa perspectiva e com o intuito de aproveitar cada dia ao máximo, precisamos refletir, repensar e reagir, “virando algumas chaves”, para vivermos plenamente.


“Diante da imprevisibilidade e das diferentes demandas da vida, é imperativo clamarmos ao Senhor.”

Quais são as causas que movem você?


Pondere por um instante sobre o que a motiva? Nessa reflexão, pense em sua vida e nos estágios que a compõem neste precioso tempo chamado AGORA! Quais respostas e insights podem ajudá-la a fechar ciclos anteriores e abrir-se para novas oportunidades? Com base no que descobriu, o que poderia fazer para aproveitar todas as lições aprendidas enquanto empreende uma nova etapa?


Sim, essa tarefa não é fácil, pois tendemos a ser saudosistas, vivenciando nostalgia em excesso pelo que passou. Para avançar, devemos deixar para trás todo peso desnecessário: seja algo tangível, como o apego ao que é material, seja intangível, como sentimentos, conceitos e julgamentos. Aqui, destaco a importância do perdão, seja em relação aos outros ou a nós mesmas.


Saia da zona de conforto e viva um dia de cada vez


Precisamos desfrutar o hoje sem ansiedade e angústia pelo futuro. Devemos saborear a dádiva de cada dia, dando tempo ao tempo. Não é difícil constatar que sempre estamos na expectativa da próxima fase ou na melancolia por algo que vivenciamos em nossa história. Com isso, deixamos de aproveitar o momento em que realmente estamos vivendo — e que, em última instância, é o único que temos! Devemos nos lembrar das palavras de Jesus que nos ensina a viver “cada dia” (Mt 6.34).


Contemple as maravilhas que cada manhã traz e seja proativa para sair da zona de conforto e saborear o novo. Independentemente de sua atuação profissional, ministerial ou dos papeis que exerce, seja como filha, esposa ou mãe, por exemplo, tenha o propósito de ser uma influenciadora positiva.


“Seja proativa para sair da zona de conforto e saborear o novo.”

Uma vida de frutos e gratidão


Pessoas que saboreiam a vida são gratas a Deus e às pessoas. Elas possuem mais vitalidade e conseguem ter uma visão equilibrada de si mesmas e dos cenários em que interagem. Elas inspiram e, por essa razão, são empreendedoras contínuas do seu próprio desenvolvimento.


Aproveite esta reflexão e reinvente-se! Busque pessoas relevantes em sua vida. Invista em relacionamentos significativos, onde possa vivenciar cuidado mútuo e intencional. O discipulado e o mentoreamento são práticas altamente eficazes nesse sentido. Aprenda a cada oportunidade: reflita, repense e reaja! Em todos os momentos, conte com Deus, pois Ele é seu principal companheiro e incentivador enquanto escreve novos capítulos em sua biografia. Siga em frente e desenvolva todo o seu potencial. Lembre-se: Mulheres em desenvolvimento constante inspiram gerações! •


Rosana Sá

Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Marketing e Certificada em Educação Virtual pelo Senac-SP, é professora universitária, conferencista, coach executiva e consultora empresarial. Atualmente, é sócia diretora da CYCLOS, empresa dedicada a ações de desenvolvimento profissional e gerencial, e colaboradora do blogue Mulheres Mentoras.


Leia também:

A arte de conectar-se com as pessoas

O segredo do líder influente

5 conselhos para potencializar sua liderança em 2020

301 visualizações

Capacitações

- Discipulado & Mentoria
- Liberdade em Cristo
- Mentoria Avançada
- Sabedoria do Lar

Redes Sociais

Acompanhe

Mulheres Mentoras

nas redes sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contato

Rua Moisés Salomão, 76
Apartamento 103

Catalão-GO

CEP 75703-030

Tel: (61) 99939-4185

© 2019 - Mulheres Mentoras