Mães que inspiram gerações!

Neste Dia das Mães, queremos que você se sinta encorajada para fazer de seu lar um ambiente de fé, milagre e transformação, construindo um legado indelével para as pessoas a quem ama



Por Ilaene Schüler


Ao se perceber sem saída e numa situação desesperadora, uma mãe procura o profeta Eliseu, um homem de Deus. Seu marido, que era discípulo do profeta e um homem temente ao Senhor, havia morrido e deixado dívidas que colocaram a família em situação crítica. Ela vai em busca de ajuda, porque um credor queria levar seus dois filhos para serem vendidos como escravos — uma forma de quitar a dívida, segundo os costumes da época. Tal drama é relatado em 2 Reis 4.


O profeta a orienta que, a partir do único frasco de azeite que ela tem, encha com o produto vasilhas emprestadas por seus vizinhos. Isso, no entanto, deveria ser feito em casa, fechada a porta, junto com seus filhos. Sem dúvidas, um milagre espetacular vivenciado em família! Você já pensou no que eles sentiram ao ver que a pequena provisão que tinham — o azeite — se multiplicava pela ação de Deus?


Momentos antes, ao ser procurado pela mãe aflita, Eliseu inicia a conversa perguntando-lhe: “Como posso ajudá-la?” Essa indagação é semelhante à pergunta de Jesus ao cego de Jericó: “O que você quer que eu lhe faça?” (Lc 18.41). Longe de ser um questionamento simples, ter a possibilidade de ter um desejo realizado pode ser altamente conflitante: dentre tantas necessidades, qual é a melhor a escolher?


Como mulheres e mães, lidamos com diferentes necessidades, sejam em relação à nossa vida ou de nossos filhos. São necessidades pessoais, ministeriais, relacionais, espirituais, físicas, entre outras. Sem negligenciar nenhum ponto, devemos ser rápidas para, assim como a mãe do texto, identificar a necessidade mais urgente, buscando os recursos adequados para o momento, sendo proativas, envolvendo a família na resolução dos problemas e confiando no Deus que faz o impossível.


Aliás, como mulher e mãe, quais são as necessidades mais urgentes e importantes em sua vida? A quem você as tem apresentado? O convite de Deus é que o busquemos, lhe entreguemos nossas ansiedades e confiemos no que Ele pode fazer! Esse convite, naturalmente, não nos exime de empregar esforço — afinal, a mãe e os filhos do relato de 2Reis 4 tiveram de ir de casa em casa para pedir vasilhas. Deus nos envolve na cena e usa aquilo que temos à disposição.


"O convite de Deus é que o busquemos, lhe entreguemos nossas ansiedades e confiemos no que Ele pode fazer! Ele nos envolve na cena e usa aquilo que temos à disposição.”

Use seus recursos criativamente


Após contar a Eliseu a sua situação, o profeta lhe pergunta o que ela tinha em casa. O ponto de partida são os seus próprios recursos, e Deus os usou para gerar o milagre. A partir disso, reflita: Como mãe e mulher, quais são os recursos que tem para fazer frente aos desafios diários que se impõem a você e à sua família?


Algo muito bonito de se observar é a participação de todos na resolução do problema, seguindo as orientações do homem de Deus. Os dois filhos fizeram parte do processo que culminou em vitória.


Assim como eles, precisamos aproveitar as circunstâncias e os desafios do dia a dia, transformando-os em experiências divinas em família. Como mães, devemos inspirar, incentivar, mentorear e auxiliar aqueles a quem amamos para que vivam verdadeiros milagres de transformação, provisão, proteção e restauração.

Tais vivências, no contexto do lar, fechadas as portas, se tornam memórias a serem contadas de geração em geração. O salmista nos diz: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos. Proclamarão o glorioso esplendor da tua majestade, e meditarei nas maravilhas que fazes. Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis, e eu falarei das tuas grandes obras” (Sl 145.4-6, NVI).

“Precisamos aproveitar as circunstâncias e os desafios do dia a dia, transformando-os em experiências divinas em família.”

Assim como a mãe dessa linda história, que nos posicionemos também nós, como mulheres e mães, a fim de que nossa vida seja um exemplo a seguir, uma história que uma geração contará a outra. Que neste Dia das Mães você se sinta cuidada por Deus e inspirada a construir memórias com seus filhos e entes queridos, envolvendo-os na busca pelo Deus Todo-poderoso, celebrando os feitos grandiosos vividos e esperando, pela fé, por novos milagres a cada novo dia.

Ilaene Schüler

Missionária Sepal, graduada em Teologia e especialista em Missão Urbana e Análise Transacional. Coordena o ministério Mulheres Mentoras, mobilizando mulheres em liderança para discipulado e mentoria.


Foto de jcomp - www.freepik.com

Leia também:

Uma casa marcada com o sangue do cordeiro, um lugar de proteção

Nossa casa, lugar de promessa e espera

Reflita, repense e reaja!

0 visualização

Capacitações

- Discipulado & Mentoria
- Liberdade em Cristo
- Mentoria Avançada
- Sabedoria do Lar

Redes Sociais

Acompanhe

Mulheres Mentoras

nas redes sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contato

Rua Moisés Salomão, 76
Apartamento 103

Catalão-GO

CEP 75703-030

Tel: (61) 99939-4185

© 2019 - Mulheres Mentoras